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Faturação eletrónica à administração pública: vantagens do ERP
27 de Outubro 2023
Tempo de leitura: 5min
Criado para simplificar processos recorrentes e burocráticos, a faturação eletrónica ao Estado implica a comunicação a entidades públicas, dentro de prazos legais e, com isso, informação necessária nos formatos corretos.
Enquanto processo moroso, manual e não automatizado, a faturação eletrónica à Administração Pública sem um ERP, traz consigo um conjunto de ações monótonas, repetitivas e suscetíveis de erros.
Com obrigatoriedade de implementação a 1 de janeiro de 2025 – de acordo com o Decreto-Lei n.º 111-B/2017 – é necessário assegurar ferramentas capazes de garantir a legalidade das suas faturas tanto a entidades públicas como a entidades privadas.
Faturação eletrónica: processos de negócio mais ágeis e controlados
Mais do que um simples documento digital, a fatura eletrónica promove maior agilidade no envio imediato e tratamento de faturas, com menos dependência do papel e, por isso, custos, com um aumento na produtividade.
Porém, para garantir que está a emitir faturas legalmente válidas, é necessário que a sua emissão seja feita por um software certificado, como o PHC CS, cumprindo este com diferentes requisitos. Entre eles, a inclusão da Assinatura Digital Qualificada.
Preparado para cumprir com esta obrigação legal, o PHC CS realiza a faturação eletrónica a entidades públicas, garantindo o formato exigido (CIUS-PT e XML padrão), assinados com certificado digital e assinaturas qualificadas através do PHC CS Assinaturas Qualificadas – em nome da própria empresa e sem a intervenção de terceiros, garantindo a legalidade dos documentos emitidos.
PHC CS: tecnologia ao serviço da gestão
A juntar à obrigatoriedade da assinatura digital qualificada, o PHC CS simplifica o processo de faturação eletrónica à Administração Pública e garante a conformidade legal através da assinatura digital qualificada.
Com o PHC CS EDI Broker, envie faturas para entidades públicas de forma simples e eficiente, no formato CIUS-PT. Esta solução permite incluir o PDF da fatura e o ficheiro CIUS-PT, facilitando o tratamento por parte das entidades públicas. Assim, o envio de faturas eletrónicas torna-se mais rápido e eficaz.
Se os seus clientes já seguem as especificações da eSPap – Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública – o PHC CS dá-lhe a segurança necessária para gerar os documentos eletrónicos e fazer a comunicação diretamente com esta entidade. Garanta uma faturação eletrónica sem complicações e totalmente adaptada às exigências legais.
Destinado a uma gestão ainda mais completa, o PHC CS permite manter o histórico de todos os seus documentos fiscais relevantes ao arquivá-los digitalmente, anexando os documentos de forma automática, identificada e sequencial. Mais um passo dado no caminho da desmaterialização de documentos.
Resultado?
Maior agilidade no seu negócio ao eliminar tarefas manuais e morosas e, com isso, um nível superior de produtividade.
Comece hoje a gestão completa da sua empresa, saiba o que pode ganhar com o ERP PHCS CS.