Empresas obrigadas a implementar canais de denúncia. Como pode o ERP apoiar?
A Comissão Europeia, preocupada com a corrupção e ética, criou uma diretiva de proteção de denunciantes de infrações, no âmbito do pacote anti-corrupção. Conheça a diretiva.

Em Portugal, esta diretiva resultou na lei de proteção de denunciantes – Lei 93/2021 -, que obriga todas empresas com 50 ou mais colaboradores a implementar canais de denúncia, já a partir de 18 junho inclusive, e independentemente da sua atividade ou seu setor de atuação.
Para cumprir com esta nova obrigatoriedade, estas empresas – privadas ou públicas -, devem implementar canais de denúncia interna, comprometendo-se ao tratamento célere de todas as denúncias recebidas, com confidencialidade, e garantindo ainda a proteção de dados – RGPD. Estas denúncias podem ter origem nos colaboradores da empresa, ou ainda em entidades externas, como por exemplo fornecedores ou até mesmo clientes.
Estão ainda previstas contraordenações pesadas, que podem ir até 250.000€ consoante a gravidade da denúncia, para as empresas que não implementem estes canais, ou que não tratem as denúncias recebidas com celeridade.
Em suma, todas empresas os denunciantes devem ter à sua disposição um canal próprio de denúncia, de acesso fácil, ficando totalmente protegidos pela lei contra retaliações por parte da empresa. A denúncia deve ser tratada de forma sigilosa por alguém responsável pelo seu tratamento, dentro dos prazos definidos pela lei. Também a política de denúncias da empresa deve estar publicada, bem como definidos os métodos de tratamento e identificados os responsáveis pelo mesmo. As coimas pela não implementação destes canais existem e podem ir até 250.000€.
A sua empresa está preparada?
A implementação de um canal de denúncia na empresa não é um processo complexo, desde que realizado com o apoio das ferramentas certas.
Implementar um fluxo de gestão de denúncias é simples, desde que com recurso a software que automatize processos, garanta a confidencialidade dos dados, e facilite a receção e tratamento das respetivas denúncias – sejam elas feitas por colaboradores da empresa ou entidades externas.
Sendo as empresas obrigadas a esta implementação conseguem desde já fazê-lo no PHC CS, garantindo que nenhuma denúncia ficará por tratar com a confidencialidade e proteção de dados exigida (RGPD), cumprindo todos os requisitos legai e evitando coimas desnecessárias.
Para além disso, o recurso a um ERP para implementação destes canais garante que todo o processo é tratado de forma célere, dentro dos prazos exigidos, e com todos os dados integrados no software de gestão, acessíveis apenas a quem deles deverá ter acesso para o tratamento da respetiva denúncia.
O apoio de um software de gestão é fundamental para garantir o cumprimento de todos os requisitos legais, evitando contraordenações desnecessárias.
O PHC CS apoia as empresas, com uma solução que integra um portal para disponibilizar a entidades externas – como fornecedores e clientes. Para além disso existe ainda a possibilidade de os seus colaboradores colocarem as suas denúncias de forma autónoma, no Portal do Colaborador. Tudo isto garantindo o cumprimento das normas de RGPD.
Escolher um software de gestão que se adapte aos processos de gestão da empresa e apoie a implementação de novas regulamentações é fundamental.
Quer saber mais sobre as novas obrigações legais a cumprir a partir de 1 de janeiro de 2023? Saiba o que precisa para cumprir sem esforço com o PHC CS.
Descubra todas as potencialidades do software PHC CS através de uma demonstração personalizada.
Notícias
InforBeta / Portugal
Todas as notícias sobre a actualidade nacional, economia, gestão e software

2023
Relatório Único: tudo o que precisa de saber
PHC SOFTWARE
A entrega do Relatório Único é uma obrigação anual, fundamental para garantir a transparência nas atividades fiscais das empresas em Portugal. Por um lado, permite às autoridades fiscais avaliarem a correção dos impostos cobrados. Por outro, é também uma forma das empresas fazerem uma avaliação da sua situação fiscal de forma consolidada. Salvaguardar a sua entrega até ao dia 15 de abril de 2023 é uma preocupação das empresas. Por isso, damos-lhe a informação de que precisa para antecipar o seu preenchimento sem ultrapassar o prazo legal, evitando atrasos desnecessários ou multas que podem ascender até aos 9.600€.
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2023
Comunicação de Documentos de Transporte à AT
PHC SOFTWARE
Desde 2013 que é obrigatório, para as empresas com um volume de negócios superior a 100 mil euros, proceder à comunicação dos elementos dos Documentos de Transporte à AT. Esta comunicação pode ser efetuada, através do PHC CS, de duas formas: através de comunicação via transmissão eletrónica de dados por Webservice ou através de comunicação via transmissão eletrónica de dados via SAF-T(PT).
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2023
Faturação eletrónica à administração pública
PHC SOFTWARE
Obrigatoriedade de implementação, de acordo com o Decreto-Lei n.º 104/2021, é necessário assegurar ferramentas capazes de garantir a legalidade das suas faturas tanto a entidades públicas como a entidades privadas. É necessário que a sua emissão seja feita por um software certificado, como o PHC CS, cumprindo este com diferentes requisitos. Entre eles, a inclusão da Assinatura Digital Qualificada
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2023
Empresas obrigadas a implementar canais de denúncia.
PHC SOFTWARE
Em Portugal, esta diretiva resultou na lei de proteção de denunciantes – Lei 93/2021 -, que obriga todas empresas com 50 ou mais colaboradores a implementar canais de denúncia, já a partir de 18 junho inclusive, e independentemente da sua atividade ou seu setor de atuação.
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2023
Comunicação de inventários com a respetiva valorização dos stocks
PHC SOFTWARE
Depois de várias prorrogações, terá agora a obrigatoriedade de proceder à comunicação dos inventários valorizados relativos a 2022. Isto quer dizer que deve agora indicar o valor do seu inventário. No PHC CS é possível produzir o ficheiro anual, em formato XML, de comunicação de inventários. A partir daqui a submissão à Autoridade Tributária está pronta.
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2015
Prémio PHC Carreira
PHC / Ricardo Parreira, 2015
O evento Mais PHC 2015, inteiramente dedicado à apresentação de produtos, desenvolvimento comercial e discussão das últimas tendências do setor, marcou este ano a sua 15º edição. O evento que regista todos os anos a participação de várias centenas de parceiros decorreu na Alfândega do Porto, nos dias 18 e 19 de março.

2021
Plano de Recuperação e Resiliência
PHC GO
O Plano de Recuperação e Resiliência é o elemento central do “Next Generation EU”. Disponibilizará, para Portugal, 13,9 mil milhões em subsídios a fundo perdido e 2,7 mil milhões em empréstimos que, para além de assumir a digitalização como um dos seus três eixos centrais, contempla ainda a resiliência e a transição climática. O portal Recuperar Portugal permite concorrer aos fundos do PRR e acompanhar todo este processo de perto.
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2021
MSS v5.1 – Introduzindo o Novo Ecossistema MSS
SYSDEV - MSS
Venha descobrir as novas funcionalidades do MSS e o ecossistema dos produtos associados à plataforma de vendas móvel. Já é possível atualizar o MSS para a versão 5.1. Para tal, basta consultar a secção de Downloads e descarregar o ficheiro correspondente. Poderá recordar todas as novidades apresentadas visualizando o seguinte webinar...
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2021
Saiba o que muda em janeiro de 2022 com o QR Code nas faturas
PHC SOFTWARE
O Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro, veio regulamentar e alterar diversas obrigações fiscais relativas ao processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, bem como a conservação dos elementos da contabilidade das empresas. Este diploma introduz o QR Code e ATCUD nas faturas...
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2022
A InforBeta comemorou o 30o aniversário em 28/01/2022.
Vicente Cruz
Desde 1992 temos como lema “Experiência e Ética”. Após 14 anos como chefe de vendas na Regisconta, uma das maiores empresas nos anos oitenta, conhecida por “...Aquela Máquina”. Assumimos a responsabilidade de investir num projeto próprio. É todo um percurso dedicado a apoiar os nossos clientes com soluções desenhadas para ajuda á gestão administrativa, logística e na produção. Neste período muitas evoluções tecnológicas revolucionaram a gestão das empresas, nos equipamentos e no software. A InforBeta sempre investiu na certificação técnica dos seus colaboradores, tendo como base e referência o software PHC com o estatuto de Enterprise Partner.

2022
Problemas a aceder às Finanças?
Vicente Cruz
O portal acesso.gov.pt, que dá suporte à autenticação de vários utilizadores em portais do Governo, como é o caso do Portal das Finanças, está com problemas no acesso devido ao facto do certificado digital ter expirado. O certificado expirou ontem às 23h59 e ainda não foi renovado. Se necessitar de aceder ao portal para obter algum tipo de informação, é melhor esperar que o certificado digital seja renovado.
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2017
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
EU / Comissão Europeia, 2017
A presente Política de Privacidade estabelece a forma como a Inforbeta utiliza os dados pessoais dos seus clientes e dos seus potenciais clientes no âmbito desta Página Inicial

2019
RGPD: Portugal já tem nova lei de execução nacional
PHC / 2018
Há um novo documento que adapta as normas do regulamento europeu à realidade nacional. Descubra as principais alterações à lei do RGPD.

2021
A partir de 1 de julho, o IVA do e-commerce na UE entrará em vigor
PHC CS
A partir de 1 de julho, o IVA do e-commerce na UE entrará em vigor: de que forma é que esta medida pode afetar a minha empresa? A regulação do IVA de e-commerce na União Europeia visa equilibrar as obrigações no pagamento de impostos por parte das empresas que estão dentro ou fora da UE.
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2015
Parceria INFORBETA/PHC desde 1996
PHC / PHC AWARDS, 2015
Neste evento foram premiados alguns parceiros, sendo o sócio da InforBeta premiado pela fidelidade e parceria desde 1994.
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