Novas obrigações legais 2023: a sua empresa está preparada para cumprir?
A Autoridade Tributária tem novas obrigações legais para as empresas a partir de dia 1 de janeiro de 2023. Saiba se a sua empresa está preparada e de que forma o PHC CS pode ser o seu maior aliado.

Para garantir que a empresa dá resposta aos novos requisitos impostos pela Autoridade Tributária e assim, evitar possíveis coimas, é fundamental recorrer ao apoio de um ERP completo que permita cumprir sem esforço e, de forma atempada, a todas as obrigações legais e fiscais.
Certificado pela AT, o software de gestão PHC CS apoia as empresas a responder às novas medidas legais previstas já para 2023:
Comunicação das séries de documentos à Autoridade Tributária e ATCUD no rosto das faturas
O QR Code já é uma realidade nos documentos fiscalmente relevantes. A partir de 1 de janeiro de 2023 este passará a incluir também o ATCUD.
Para obter o ATCUD terá de comunicar as séries documentais à Autoridade Tributária. Ou seja, o ATCUD é o código único que permite identificar os documentos univocamente. Este resulta da junção do código de validação da série de faturação (atribuído pela AT), com o número sequencial do documento. Com o PHC CS é possível comunicar as suas séries sem sair do software, e incluir automaticamente o ATCUD no rosto das faturas.
Implementação da faturação eletrónica com inclusão da assinatura digital qualificada
As faturas em PDF continuam a ser aceites como fatura eletrónica, até 31 de dezembro de 2023 (prolongamento introduzido pelo Despacho 8/2022).
Após esta data, garanta legalidade das faturas através da utilização de uma assinatura digital qualificada. O PHC CS Assinaturas Qualificadas permite cumprir com todos os requisitos que a faturação eletrónica exige, tanto a empresas e consumidores finais como a faturação a entidades públicas.
Descubra todas as potencialidades do software PHC CS através de uma demonstração personalizada.
Comunicação de inventários com a respetiva valorização dos stocks
Depois de várias prorrogações, terá agora a obrigatoriedade de proceder à comunicação dos inventários valorizados relativos a 2022.
Isto quer dizer que deve agora indicar o valor do seu inventário. No PHC CS é possível produzir o ficheiro anual, em formato XML, de comunicação de inventários. A partir daqui a submissão à Autoridade Tributária está pronta.
Comunicação dos elementos de documentos
A Autoridade Tributária disponibilizou novos serviços, com entrada em vigor a 01 de janeiro 2023, para comunicação de:
- Documentos de faturação e Adiantamentos de Clientes
- Working documents
- Estados dos documentos: ‘Normal’; ‘Faturado’ e ‘Anulado’
- Recibos de IVA de caixa
Comunicação à Segurança Social de dados de colaboradores ativos
Até 31 de dezembro 2022, todas as entidades empregadoras devem atualizar e registar os dados de contratos para vínculos ativos já comunicados à Segurança Social.
Alteração dos atuais motivos de isenção ou não liquidação de IVA
Na sequência da introdução da comunicação automática de faturas, os motivos de isenção de IVA foram padronizados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Neste sentido, foram disponibilizados novos códigos de motivos de isenção como, por exemplo, a introdução do código para mercadorias à consignação (M25).
A escolha de um software de gestão que se adapte aos processos de gestão da empresa e apoie na implementação de novas regulamentações é crucial.
Quer saber mais sobre as novas obrigações legais a cumprir a partir de 1 de janeiro de 2023? Saiba o que precisa para cumprir sem esforço com o PHC CS.
Notícias
InforBeta / Portugal
Todas as notícias sobre a actualidade nacional, economia, gestão e software

2023
Relatório Único: tudo o que precisa de saber
PHC SOFTWARE
A entrega do Relatório Único é uma obrigação anual, fundamental para garantir a transparência nas atividades fiscais das empresas em Portugal. Por um lado, permite às autoridades fiscais avaliarem a correção dos impostos cobrados. Por outro, é também uma forma das empresas fazerem uma avaliação da sua situação fiscal de forma consolidada. Salvaguardar a sua entrega até ao dia 15 de abril de 2023 é uma preocupação das empresas. Por isso, damos-lhe a informação de que precisa para antecipar o seu preenchimento sem ultrapassar o prazo legal, evitando atrasos desnecessários ou multas que podem ascender até aos 9.600€.
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2023
Comunicação de Documentos de Transporte à AT
PHC SOFTWARE
Desde 2013 que é obrigatório, para as empresas com um volume de negócios superior a 100 mil euros, proceder à comunicação dos elementos dos Documentos de Transporte à AT. Esta comunicação pode ser efetuada, através do PHC CS, de duas formas: através de comunicação via transmissão eletrónica de dados por Webservice ou através de comunicação via transmissão eletrónica de dados via SAF-T(PT).
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2023
Faturação eletrónica à administração pública
PHC SOFTWARE
Obrigatoriedade de implementação, de acordo com o Decreto-Lei n.º 104/2021, é necessário assegurar ferramentas capazes de garantir a legalidade das suas faturas tanto a entidades públicas como a entidades privadas. É necessário que a sua emissão seja feita por um software certificado, como o PHC CS, cumprindo este com diferentes requisitos. Entre eles, a inclusão da Assinatura Digital Qualificada
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2023
Empresas obrigadas a implementar canais de denúncia.
PHC SOFTWARE
Em Portugal, esta diretiva resultou na lei de proteção de denunciantes – Lei 93/2021 -, que obriga todas empresas com 50 ou mais colaboradores a implementar canais de denúncia, já a partir de 18 junho inclusive, e independentemente da sua atividade ou seu setor de atuação.
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2023
Comunicação de inventários com a respetiva valorização dos stocks
PHC SOFTWARE
Depois de várias prorrogações, terá agora a obrigatoriedade de proceder à comunicação dos inventários valorizados relativos a 2022. Isto quer dizer que deve agora indicar o valor do seu inventário. No PHC CS é possível produzir o ficheiro anual, em formato XML, de comunicação de inventários. A partir daqui a submissão à Autoridade Tributária está pronta.
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2015
Prémio PHC Carreira
PHC / Ricardo Parreira, 2015
O evento Mais PHC 2015, inteiramente dedicado à apresentação de produtos, desenvolvimento comercial e discussão das últimas tendências do setor, marcou este ano a sua 15º edição. O evento que regista todos os anos a participação de várias centenas de parceiros decorreu na Alfândega do Porto, nos dias 18 e 19 de março.

2021
Plano de Recuperação e Resiliência
PHC GO
O Plano de Recuperação e Resiliência é o elemento central do “Next Generation EU”. Disponibilizará, para Portugal, 13,9 mil milhões em subsídios a fundo perdido e 2,7 mil milhões em empréstimos que, para além de assumir a digitalização como um dos seus três eixos centrais, contempla ainda a resiliência e a transição climática. O portal Recuperar Portugal permite concorrer aos fundos do PRR e acompanhar todo este processo de perto.
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2021
MSS v5.1 – Introduzindo o Novo Ecossistema MSS
SYSDEV - MSS
Venha descobrir as novas funcionalidades do MSS e o ecossistema dos produtos associados à plataforma de vendas móvel. Já é possível atualizar o MSS para a versão 5.1. Para tal, basta consultar a secção de Downloads e descarregar o ficheiro correspondente. Poderá recordar todas as novidades apresentadas visualizando o seguinte webinar...
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2021
Saiba o que muda em janeiro de 2022 com o QR Code nas faturas
PHC SOFTWARE
O Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro, veio regulamentar e alterar diversas obrigações fiscais relativas ao processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, bem como a conservação dos elementos da contabilidade das empresas. Este diploma introduz o QR Code e ATCUD nas faturas...
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2022
A InforBeta comemorou o 30o aniversário em 28/01/2022.
Vicente Cruz
Desde 1992 temos como lema “Experiência e Ética”. Após 14 anos como chefe de vendas na Regisconta, uma das maiores empresas nos anos oitenta, conhecida por “...Aquela Máquina”. Assumimos a responsabilidade de investir num projeto próprio. É todo um percurso dedicado a apoiar os nossos clientes com soluções desenhadas para ajuda á gestão administrativa, logística e na produção. Neste período muitas evoluções tecnológicas revolucionaram a gestão das empresas, nos equipamentos e no software. A InforBeta sempre investiu na certificação técnica dos seus colaboradores, tendo como base e referência o software PHC com o estatuto de Enterprise Partner.

2022
Problemas a aceder às Finanças?
Vicente Cruz
O portal acesso.gov.pt, que dá suporte à autenticação de vários utilizadores em portais do Governo, como é o caso do Portal das Finanças, está com problemas no acesso devido ao facto do certificado digital ter expirado. O certificado expirou ontem às 23h59 e ainda não foi renovado. Se necessitar de aceder ao portal para obter algum tipo de informação, é melhor esperar que o certificado digital seja renovado.
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2017
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
EU / Comissão Europeia, 2017
A presente Política de Privacidade estabelece a forma como a Inforbeta utiliza os dados pessoais dos seus clientes e dos seus potenciais clientes no âmbito desta Página Inicial

2019
RGPD: Portugal já tem nova lei de execução nacional
PHC / 2018
Há um novo documento que adapta as normas do regulamento europeu à realidade nacional. Descubra as principais alterações à lei do RGPD.

2021
A partir de 1 de julho, o IVA do e-commerce na UE entrará em vigor
PHC CS
A partir de 1 de julho, o IVA do e-commerce na UE entrará em vigor: de que forma é que esta medida pode afetar a minha empresa? A regulação do IVA de e-commerce na União Europeia visa equilibrar as obrigações no pagamento de impostos por parte das empresas que estão dentro ou fora da UE.
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2015
Parceria INFORBETA/PHC desde 1996
PHC / PHC AWARDS, 2015
Neste evento foram premiados alguns parceiros, sendo o sócio da InforBeta premiado pela fidelidade e parceria desde 1994.
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